Microsoft Office Specialist (MOS): SharePoint 2010

Olá SharePointers,

Tudo bem?

Gostaria de compartilhar uma BOA notícia, que me alegrou muito inclusive. Pesquisando sobre certificações SharePoint para recomendar ao meu time, encontrei uma nova certificação: Microsoft Office Specialist (MOS): SharePoint 2010.

Essa prova nada mais é que uma certificação que reconhecerá um perfil que considero essencial para projetos SharePoint: os Power Users ou Usuários Avançados. Pode parecer besteira ou bobagem, mas na minha visão todo projeto de SharePoint deveria ter pelo menos um profissional especialista nesse tipo de conhecimento, pois a Microsoft investiu bilhões na construção desse incrível produto chamado SharePoint e hoje infelizmente os profissionais em muitos projetos acabam utilizando muito pouco do que o produto JÁ TEM a oferecer aos projetos.

O conhecimento exigido pela prova é basicamente domínio sobre os recursos que o SharePoint oferece out-of-the-box, modelagem e estruturação de aplicações SharePoint e desenvolvimento de aplicações de negócio com os recursos nativos.

Estou certo de que se hoje todos os times tivesse o apoio de um profissional com essas características, muitos projetos seriam melhores e o SharePoint não sofreria tanto com implantações incorretas que prejudicam a imagem do produto e ferem a credibilidade da tecnologia no mercado.

Na prática, o que falta aos projetos é um profissional como esse na definição dos projetos, pois muitas regras de negócio no projetos atuais podem ser atendidas por recursos nativos do SharePoint, esse profissional conhecendo muito bem os recursos e limites do produto apoiaria um arquiteto na definição técnica de como seria desenvolvido o projeto.

Enfim pessoal, fica a dica sobre um perfil que certamente será muito procurado no futuro próximo em projetos SharePoint. Com o lançamento da prova, a Microsoft também disponibilizará um roteiro de formação para os profissionais que desejarem obter tal certificação, a prova ainda está em desenvolvimento, tem seu lançamento estimado para Junho de 2011, fiquem atentos.

Parabéns Microsoft, essa iniciativa vai gerar bons frutos nos projetos!

Para mais informações sobre a prova, acessem: http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?ID=77-886&Locale=en-us#tab1

Abraços.

Anúncios

3 Respostas to “Microsoft Office Specialist (MOS): SharePoint 2010”

  1. gabrielnovoa Says:

    Wagner, você sabe se este exame segue o modelo da certificação MOS 2007 que eram baseados em cenários onde você executava as ações, ou é multipla escolha como os exames tradicionais da Microsoft?

  2. WaAmorim Says:

    Olá Gabriel,
    Ainda não tive acesso a prova, assim que fizer posto pra ter certeza, mas espero que sim! 😀

  3. Luan Fauth Says:

    Olá Wagner e Gabriel,
    O exame é sim baseado em cenários. Ele pede uma ação e você executa e assim que estiver com a ação pronta, passa para a próxima questão. No começo até parecesse difícil, ou melhor, estranho… mas ao decorrer da prova pega o jeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: