Troubleshooting MOSS 2007 | The file exists. (Exception from HRESULT: 0x80070050)


Pessoal, ontem passei por um susto quando cheguei no escritório, fui acessar nosso portal de colaboração do time de desenvolvimento e o site estava fora do ar, a mensagem que aparecia era “The file exists. (Exception from HRESULT: 0x80070050)”.
K

Imaginem minha reação, “File Exists”? hehehe Pois é, isso é que eu chamo de erro descritivo! :p

Enfim, meio sem coragem de resolver esse pepino lá vou eu buscar uma solução… Inicialmente descobri algumas coisas interessantes, alguns passos para a possível solução, mas ainda não tinha encontrado a CAUSA mesmo.

Rapidamente achei alguns artigos, especialmente um no blog SharePoint Blogs (http://www.sharepointblogs.com/farvashan/archive/2008/10/20/how-to-fix-the-file-exists-exception-from-hresult-0x80070050-error.aspx) que ensina passo-a-passo como resolver o problema, o detalhe é que todos diziam que esse erro ocorre quando o SID dos usuários é alterado, geralmente esse cenário ocorre quando o servidor que hospeda o SharePoint é promovido para “Domain Controller”, pois nesses casos o SID dos usuários locais é alterado pela instalação do AD e se o SharePoint tiver utilizando algum desses usuários locais, seja como conta de serviço, seja adicionados em algum grupo de usuários o SharePoint exibe esse erro.

O SharePoint faz referência aos usuários pelo SID, o DOMINIOnome é apenas uma “máscara”, daí quando ele tenta carregar o usuário pelo SID, verifica que existe um conflito, pois a máscara confere mas o SID é inválido, daí o erro K.

Legal, tudo isso é muito interessante, mas o ponto é… Meu servidor não tinha sido promovido a “Domain Controller”, e agora? Fui consultar alguns especialistas em AD na minha empresa e descobri que realmente SID de usuários de contas locais só eram alterados nesse caso do DC. :s

Após algum tempo olhando para o cenário e tentando encontrar uma solução, lembrei que meu usuário no AD havia passado por algumas “manutenções” recentemente pela equipe de suporte e na ocasião eu desconfiava que eles tinham excluído e recriado meu usuário com o mesmo DOMINIOnome… Nesse caso o SID do meu usuário teria sido alterado mas a “máscara” não. 😀

Batata, era isso! Pensei… Meu usuário é Administrador de quase todos os “Site Collection” desse servidor, daí estava gerando esse erro, logo para resolver o erro era só excluir meu usuário das “Site Collections” e adicioná-lo novamente.

Tive mais um contratempo porque não conseguia acessar a propriedade de “Site Collection Administrators” pela Central Administration, porque provavelmente o SharePoint não conseguia carregar a lista de Administrators devido ao conflito, mas daí foi fácil, via STSADM tentei executar o comando “deleteuser, porém como meu usuário era Administrador da Site Collection ele não permite essa operação, no meu caso, foi necessário utilizar outro comando, o “siteowner”, com esse comando eu atribui um novo usuário como Administrador da Site Collection e a pós isso exclui o usuário via comando “deleteuser”. J Voltou a funcionar.

Referência STSADM: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc263384.aspx.

Pessoal, fiz questão de investir um tempo para publicar esse post, porque perdi quase um dia pra resolver esse problema e considero esse um cenário comum. Caso o erro de vocês seja realmente o caso de ter promovido o servidor a “Domain Cotroller”, basta seguir os passos no primeiro link acima do site SharePoint Blogs. 😉

Abraçosss!

Anúncios

Uma resposta to “Troubleshooting MOSS 2007 | The file exists. (Exception from HRESULT: 0x80070050)”

  1. Rodrigo Says:

    De nada pela ajuda 😛 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: